sexta-feira, 10 de julho de 2015

3 dias em Big Island

A maior ilha do Havaí tem a segunda maior população do arquipélago e uma vegetação bem diversificada, com diversos vulcões e praias lindas de morrer.
Devido ao seu tamanho, optamos por chegar por um aeroporto (Kona) e sair por outro (Hilo), e mesmo assim não conseguimos ver tudo o que gostaríamos. Faltaram as famosas praias de Papakolea (de areia verde) e Punaluu (de areia negra), que ficaram fora do caminho e acabaram sendo despriorizadas.

Além disso, também trocamos de hotel durante a estada na ilha, sendo uma noite em Kona (no prático e moderno Holiday Inn) e duas em Hilo (no Hilo Seaside Hotel). Este último ficava na frente do restaurante que mais gostei no Havaí, o Ponds. Com comida deliciosa e saudável, sobremesa mais deliciosa ainda e vista para o lago, mereceu um outro jantar na nossa segunda noite.
E por falar em comida, Big Island possui uma agricultura bem parecida com o Brasil, com plantações de cana-de-açúcar e de café, que deu origem ao Kona Coffee, muito famoso na ilha. Como uma adoradora de café, arrisco dizer que prefiro o do Brasil, mas de todas as formas trouxe vários pacotinhos na mala.


Day 4 – Kohala Coast e Kaelakekua Bay


No nosso primeiro dia em Big Island, seguimos as dicas de uma vendedora da loja de mergulho e fomos para o norte de Kona, na praia do Courtyard King Kamehameha, um pedacinho de areia bem pequenininho e com águas calmas, dignos de um passeio de stand up paddle. No caminho de volta, passeamos por Kailua Bay e almoçamos no Splashers Grill, um daqueles restaurantes típicos americanos que vendem hambúrguer com batata frita brilhantes de tanto óleo. Essa região faz parte da Kohala Cost, onde se concentram as praias de areia branca e resorts de luxo.

Depois da nossa intenção de um almoço leve ter ficado para trás, seguimos em direção ao sul da ilha para conhecer Kealakekua Bay, uma área perfeita para a prática de snorkel que fica na Kona Coast. Para chegar lá, só mesmo de barco, portanto contrate um passeio que dá direito a barco, aluguel do equipamento, bebidas e petiscos. Contando o percurso de ida e volta e o tempo para o mergulho, o passeio dura umas 4 horas. Se você for pela manhã poderá também encontrar golfinhos pelo caminho, pois eles aparecem mais nesse período.



Day 5 – Hawaii Volcanoes National Park e Kilauea


O segundo dia em Big Island foi dedicado a conhecer o Parque Nacional dos Vulcões, onde fica o famoso Kilauea, um vulcão ativo de 1200m de altura. Passamos o dia todo dentro do parque, portanto fizemos várias atividades diferentes.

Começamos no Visitor Center, onde você pode obter todas as informações sobre o parque e escolher qual passeio irá fazer. De lá pegamos uma trilha até o Lava Tube, um tipo de caverna que foi formada pela lava do vulcão quando ele entrou em erupção há milhares de anos. No caminho, paramos em vários mirantes para avistar a cratera do Kilauea Iki e depois também andamos pela trilha de Crater Rim Trail, passando por vários tipos de vegetação até chegar em um parque de lava.

Depois da caminhada, pegamos a Chain of Craters Road e fomos de carro até o oceano, como sempre parando em todos os mirantes para apreciar todos os tipos de vista: Steam Vents, um vapor quente e com cheiro de enxofre que sai de dentro da terra como uma chaminé; diferentes tipos de cratera e de formações de lava; e no final, a vista para o mar com uma formação vulcânica que mais parece um portal construído pelo homem de tão perfeito (Holei Sea Arch).


Mas a cereja do bolo daquele dia ainda estava por vir! Terminamos nosso dia no Jaggar Museum, que fica no cume do Kilauea e é bem interessante para conhecer a história dos vulcões havaianos. Esperamos o sol se pôr em cima do vulcão, até que mais um espetáculo começasse. Como o vulcão está ativo, à medida que a noite começa, é possível ver o reflexo da lava no céu. O resultado é uma vista surpreendente da cratera soltando uma fumaça vermelha que vai ficando cada vez mais brilhante com o tempo. Palmas mais uma vez para a natureza!!!



Day 6 – Waipio Valley and Botanical Garden



No terceiro e último dia em Big Island, continuamos na costa leste e seguimos em direção ao norte para o Waipio Valley. O caminho até lá como sempre era lindo, e fomos até o Waipio Valley Overlook, onde você pode apreciar a vista do vale. Acabamos não nos arriscando a descer até lá embaixo, pois além de um carro 4x4 era preciso muita pratica e um guia local para descer a very steep road!


Na volta paramos na Akaka Falls Sate Park, que possui duas cachoeiras, Kahuna e a majestosa Akaka, de 150m de altura. A trilha que passa pelas 2 cachoeiras é bem gostosa e com infra no padrão americano. Para fechar o dia, passamos no Hawaii Tropical Botanical Garden, o jardim botânico mais lindo que já vi, com flores super diferentes da região, orquidário, cachoeiras e um final surpreendente com vista para o mar!





Nenhum comentário:

Postar um comentário