segunda-feira, 13 de julho de 2015

3 dias em Kawai

Dizem que Kawai é a ilha mais verde do Havaí, apesar de todas as ilhas possuírem uma vegetação nativa super preservada. Mas talvez essa fama se deva à grande área da ilha composta pela Napali Coast, com montanhas pontiagudas absolutamente verdes e inacessíveis de carro; ou ainda pelos cânions verdes e marrons de Waimea; e mais do que tudo, pela média de 350 dias de chuva por ano que deixam toda essa área bem verdinha e cheia de cachoeiras.

Três dias em Kawai significam 3 dias em Napali Coast, um por terra, um por água e um pelo ar. Não esqueça de fazer as reservas para os passeios com antecedência, pois eles geralmente ficam lotados e não há tantas opções de horários para quem agenda em cima da hora. Se você for ficar apenas poucos dias em Kawai, reserve antes mesmo de chegar na ilha para garantir que você não irá perder nenhum deles.


Kawai já foi cena de muitos filmes, como Jurassic Park e Piratas do Caribe, e ainda é reduto de vários artistas, como Julia Roberts e Will Smith, que possuem suas modestas casas de praia na ilha.
Não me arrisco dizer que Kawai é a ilha mais bonita, já que cada uma possui sua particularidade e sua beleza ímpar. Porém, foi nesta ilha que fiquei mais emocionada, mais embasbacada com a paisagem, com o clima, as praias e principalmente com a Napali Coast vista do alto.

Ficamos num resort em Coconut Beach (Kalapaki), o Marriot Courtyard. Para quem está acostumado aos resorts brasileiros, este hotel deixa a desejar, mas considerando o padrão de serviço americano este hotel e uma ótima opção.

Outra curiosidade de Kawai é a quantidade de galos que existem na ilha. Até agora não entendi o porquê, mas eles estão por todas as partes: no hotel, na praia ou na montanha. Eles são lindos, grandes e extremamente coloridos, e se você bobear eles comerão o seu lanche! 





Day 7 – Waimea Canyon and Napali Coast by Car


No primeiro dia, fomos conhecer a ilha de carro, passando pelo Waimea Canyon (o Grand Canyon do Oceano Pacifico) até chegar ao Kalalau Lookout, de onde se avista a Napali Coast. Não fizemos nenhuma trilha por falta de tempo, mas há várias opções possíveis para quem quer se exercitar com um cenário estonteante. No caminho, pare em todos os mirantes possíveis, cada um mais maravilhoso que outro.

Como eu disse anteriormente, nenhum engenheiro até hoje conseguiu construir uma estrada por meio das montanhas pontiagudas de Napali, e acredito que mesmo que fosse possível, faria com que Napali perdesse seu encanto. Portanto se você tiver mais tempo que eu nessa ilha, caminhe em meio às montanhas, cachoeiras e vegetações que compõem um cenário de pura beleza natural. 





Day 8 -  Napali Coast by Helicopter


O passeio de helicóptero por Napali é um must do em Kawai. Eu nunca tinha andado de helicóptero antes mas posso dizer que foi uma ótima primeira vez. O passeio é caro (por volta de USD 200 por pessoa) mas compensa cada um dos 60 minutos de voo. A cada minuto a vista da janelinha é mais bonita e você vai ficando mais relaxado. Para mim, esse passeio foi o melhor de todos entre todas as ilhas do Havaí, daqueles em que você fica com o queixo caído e o tempo todo.


Fomos com a Blue Hawaiian e recomendo, o piloto era excelente, deixava todos muito calmos e explicava o tempo todo sobre o local que estávamos sobrevoando. A vista durante todo o passeio é bem diversificada, passando pelos cânions de Waimea em cor verde e marrom, pelas montanhas verdes e pontudas da costa Napali que se encontram com o mar azul e também por milhares de cachoeiras, que desce[MP1] m desde o topo das montanhas, sempre a mais de 1000 metros de altura, até o nível do mar, através de uma única queda. Simplesmente único e imperdível!

Para este passeio, há a opção de voar com helicóptero com e sem porta. Claro que por ser voadora de primeira viagem escolhi a primeira opção, mas o segundo caso é mais interessante pois não sai o reflexo nas fotos e filmes, além de ser mais emocionante. Outra opção e descer na Jurassic Falls, a cachoeira que ganhou esse nome após ser cenário do filme Jurassic Park, mas você terá que desembolsar uns 100 dólares adicionais por um banho nessa cachoeira.

No restante do dia, fomos de carro em direção à costa norte e paramos nas praias de Haena, Hanalei e Kee Beach, quase chegando na Napali Coast pelo lado norte. Desta forma, chegamos de carro até o extremo sul e o extremo norte de Napali Coast.


Day 9 – Napali Coast by Boat 


O último dia de Kawai foi dedicado ao passeio de barco, novamente pela Napali Coast. Mesmo assim, não há modo de enjoar da mesma paisagem, pois a cada passeio podemos ver as montanhas de um ângulo distinto, e todos são impressionantes. Mesmo assim, depois do passeio de helicóptero, acho que não consegui ficar tão impressionada com o passeio de barco, portanto sugiro que você deixe o de helicóptero para o ultimo dia pois nada conseguiu superá-lo.

Para o passeio de barco, você também pode escolher entre o mais aventureiro, com um barco pequeno que pode entrar em algumas cavernas, ou um tipo de escuna, que é mais estável nas ondas e mais confortável. Também preferi a opção menos radical, e não me arrependi da escolha, pois o tempo de navegação é bastante longo e se você estiver em um barco grande, pode dormir, tomar sol ou comer durante o passeio...

Além da Napali Coast, o passeio também conta com diversas paradas para ver os golfinhos rotadores, que nadam e dão piruetas em volta do barco sem nenhum medo ou timidez. Para que você possa aproveitar essa parte, prefira o passeio no período da manhã, que é a hora em que os golfinhos saem para passear. Na volta, também há uma última parada para um mergulho de snorkel, onde a vista da Napali Coast sobre a água e bem mais bonita que debaixo d’água, no meu caso sem nenhum peixe à vista.

E assim nos despedimos de Kawai, cansados, impressionados e mais felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário