terça-feira, 7 de julho de 2015

3 dias em Maui

Maui é a segunda maior ilha do Havaí, e no quesito turismo fica entre a agitada Honolulu e a pacífica Kawai. Recebe muitos turistas nos charmosos resorts e restaurantes que possui, e ainda conta com uma vegetação exuberante, vulcões e praias paradisíacas. Se você estiver por lá entre Novembro e Abril, também pode assistir ao espetáculo das baleias que migram para lá nesta época do ano.
A região de Kaanapali, no noroeste da ilha, concentra a maioria dos resorts, e é uma boa para ficar hospedado. Mas como a maioria das ilhas do Havaí, para conhecer bem o lugar você irá rodar bastante de carro de qualquer lado da ilha que ficar.

Ficamos no Aston Maui Kaanapali (astonmauikaanapalivillas.com), um hotel delicioso, pé na areia e com uma piscina digna de um descanso após os passeios.




Day 1 – Road to Hana


A estrada para Hana, como é chamada, é uma rota de 55 milhas na costa leste de Maui, que vai de Paia a Hana, percorrendo uma estrada sinuosa (muitas vezes de uma única pista), com vegetação exuberante e várias paradas pelo caminho, como parques nacionais, mirantes e cachoeiras. Aqui, como todos os guias costumam dizer, o importante não e chegar em Hana, pois a cidade não tem lá tantos atrativos, e sim a viagem em si. The journey is the destination!


Como começamos tarde, não tivemos tempo de parar em todos os pontos, mas o importante foi sentir a energia do lugar, admirar a paisagem e perceber o que nos aguardava dali pra frente.
Nossa primeira parada foi na Twin Falls, que como o próprio nome indica, são duas cachoeiras gêmeas, uma ao lado da outra. Uma trilha de fácil acesso te leva da estrada até as cachoeiras, e na volta há uma banquinha de frutas onde você poderá tomar um caldo de cana ou uma água de coco pra matar a sede da caminhada.

Depois desse banho de cachoeira, paramos apenas no Kaenae Arboretum e Kaenae Overlook. O Arboretum é uma mistura de trilha com jardim botânico, onde você poderá apreciar diversas espécies da região e aproveitar para dar mais uma caminhada no meio da natureza. Já o Kaenae Overlook é um mirante onde você vê de um lado a fauna local, sempre verde e densa, e do outro uma vista aérea do povoado de Haleakala, beirando o mar.

Além disso, fizemos diversas paradas em mirantes, pontes de pista única e infinitas cachoeiras que beiravam a estrada por todo o percurso. E como a chuva é sempre presente, com certeza você encontrará pelo menos um arco-íris no meio do caminho – e se tiver sorte, também arco-íris duplos ou triplos...

No jantar fomos no Sale Pepe, um restaurante italiano delicioso em Lahaina que fechou o dia com chave de ouro.




Day 2 – Haleakala e Luau


Nosso segundo dia em Maui começou beeem cedo, às 4h da manhã. Aproveitamos que ainda estávamos com a vantagem do fuso horário para ver o nascer do sol do vulcão Haleakala. De Kaanapali, onde ficava nosso hotel, até o topo do Haleakala, demoramos aproximadamente 2 horas e chegamos lá por volta das 6h da manhã, que era o horário do nascer do sol naquele dia. O dia estava bem nublado e com certeza não foi o nascer do sol mais bonito que aquele lugar podia oferecer, mas de qualquer forma valeu a pena ver o sol nascendo acima das nuvens! Como o cume do vulcão está a 3 mil metros de altura, faz bastante frio de manhã (no dia em que fui fazia 8 graus!), portanto leve roupas quentes, cobertores ou toalhas para se abrigar. Vi até gente com o roupão do hotel lá em cima.



Depois que termina o espetáculo, você enxerga a cratera e entende a magia do lugar. As pessoas se dispersam, muitas vão fazer uma trilha, olhar a lojinha ou descer a estrada de bicicleta, que é o passeio mais tradicional de lá. Nós, entretanto, nos rendemos ao sono e decidimos descer a estrada sinuosa de carro, parando em alguns mirantes para apreciar a vista e a vegetação particular daquele lugar.

No período da tarde, após algumas horas de sono revigorantes, ficamos curtindo a praia de Kaanapali e à noite fomos conhecer o famoso Luau Havaiano, que nada mais é do que um espetáculo de dança, música e comida típicos. Não tenha a ilusão que você irá chegar em uma praia, sentar na areia e ouvir alguém tocando violão! O que você irá encontrar é um show com tambores, fogo, cultura, e claro, a dança ula ula. Escolhemos o do Hotel Hyatt, em Kaanapali, mas tem inúmeros outros bem tradicionais, como o Old Lahaina. Faça reservas e compre seu bilhete com antecedência, pois os luaus são bastante concorridos e você não vai querer sair da ilha sem poder dizer que foi em um!


Day 3 – West Maui

O terceiro e último dia de Maui foi de praia e piscina. Fomos conhecer as praias da costa oeste Napili e Kapalua, que ficavam perto de Kaanapali. Ambas são boas para fazer snorkel e possuem cores de água de tirar o fôlego. Depois de almoçar no Bubba Gump Shrimp em Lahaina (onde há vários restaurantes à beira mar), nos despedimos de Maui e partimos para nosso próximo destino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário